Aliança Pró Modernização de Comércio Exterior (Procomex)

Por meio da Fenamar (Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima), o SindaRio é participante do Procomex (Aliança Pró Modernização de Comércio Exterior). Esta aliança visa melhorar a competitividade no comércio internacional do Brasil através da implementação de um Sistema Aduaneiro que facilite o controle e a segurança do comércio exterior, que preserve a saúde, o patrimônio cultural e ambiental da nação e que facilite o comércio exterior.

“Os colaboradores do Procomex participam, na sua esfera muito específica, de um esforço em benefício da competitividade das empresas e da economia do país. Trabalho quase anônimo, furto de um conhecimento prático insubstituível que contribui poderosamente, entretanto, para reduzir a distância entre o ideal buscado pelo autor de leis e regulamentos, de um lado, e a realidade cotidiana, de outro.

Reduzir entraves ao fluxo de bens e serviços torna a economia mais aberta e previsível. No caso brasileiro, trata-se de um requisito estratégico para a atração de investimentos e, portanto, a criação de novos empregos, instrumento poderoso para enfrentar a crise econômica e suas dolorosas consequências sociais. Desse ponto de vista, o colaborador do Procomex, assim como os demais atores nesse processo, desempenha um papel estratégico.

Ao chegarmos a MIL colaboradores, queremos aproveitar para agradecer a todos por seu empenho e dedicação às empresas que encorajam e viabilizam a participação deles. Muito obrigado.”

Procomex.