Almoço da Comunidade Marítima Celebra o Dia Nacional do Agente Marítimo

Publicado em 22 de Junho de 2017

Foi realizado nesta quarta-feira (22/06), na Associação Comercial, o Almoço da Comunidade Marítima em homenagem ao Dia Nacional do Agente Marítimo, que é celebrado nesta sexta-feira (23/06).

Nesta ocasião, o homenageado foi o Presidente do SindaRio, Sr. José Carlos Ribeiro Gomes, da Seashore Solutions. O Vice-Almirante, Diretor de Portos e Costas, Wilson Pereira de Lima Filho, foi quem prestou a homenagem ao Presidente do SindaRio e a todos os Agentes Marítimos. Veja abaixo a mensagem do Diretor de Portos e Costas:

Na foto acima, da esq. para dir., o Presidente da Soamar, José Antônio de Souza;

Superintendente Adjunto da 7ª Região Fiscal, Luiz Henrique Casemiro;

o homenageado do evento, o Presidente do SindaRio, José Carlos R. Gomes;

o Diretor de Portos e Costas (DPC), Vice Almirante Wilson Pereira de Lima Filho;

o Diretor do SindaRio, Cmte. Durval Gama; o Diretor Executivo do SindaRio, Luiz Antonio Carvalho;

e o Capitão dos Portos do Rio de Janeiro, o CMG Sergio Renato B. Salgueirinho.

DIA NACIONAL DO AGENTE MARÍTIMO (2017)

MENSAGEM DO DIRETOR DE PORTOS E COSTAS

"No dia 23 de junho, é celebrado em todo o país o Dia Nacional do Agente Marítimo, data comemorativa sancionada pela Lei nº 11.791 de 2008. Tenho o privilégio de ter acompanhado o processo que estabeleceu esta data e presenciado a primeira cerimônia do Dia do Agente Marítimo, em junho de 2008, na ocasião em que exercia o cargo de Capitão dos Portos do Rio de Janeiro.

Aqueles que labutam na “beira do cais” muito bem conhecem a relevância do trabalho desenvolvido pelo Agente Marítimo durante a permanência de um Navio em qualquer porto do mundo. Ele estabelece o elo fundamental entre os Navios e as instituições com as quais irão interagir durante a sua escala, sejam estas privadas ou governamentais.

Assim, no Brasil, na maioria dos casos, o Agente Marítimo, atua como o representante do armador do navio, sendo o responsável perante os Capitães dos Portos pelo despacho adequado do navio e demais obrigações junto à Autoridade Marítima, bem como a assistência ao Comandante no correto cumprimento das práticas legais e normativas. Sua participação na cadeia logística se dá a cada escala do navio em um porto. Desta forma, o serviço do Agente frequentemente se inicia muitos dias antes da embarcação chegar ao porto e prossegue após a sua partida. Não esqueçam:

- se no Navio Mercante faltar água ou mantimento ... chame o Agente;

- se um tripulante adoece ... chame o Agente;

- se falta sobressalente ou combustível ... chame o Agente;

- se aconteceu um acidente a bordo ... chame o Agente;

- agora, se a Capitania dos Portos, a Receita Federal ou a Polícia Federal se aproximam, chame, em acelerado, o Agente.

Relembro que 95% das nossas riquezas fluem por via marítima e cada navio que atraca em nossos portos para transportar estas riquezas, há sempre, nos bastidores, o trabalho silencioso e árduo de um Agente Marítimo que facilita e viabiliza operacional e legalmente a estadia do navio e de sua tripulação. Portanto, expresso aos Agentes Marítimos os meus cumprimentos pelo seu importante trabalho.

Por fim, como tenho enfatizado em reuniões com os Agentes Marítimos em todo Brasil, esses profissionais tem um papel fundamental e são vistos como parceiros da Autoridade Marítima, apresentando-nos informações relevantes, verificando a correção e regularidade dos documentos entregues às nossas Capitanias dos Portos e suas Delegacias e Agências.

Agentes Marítimos de todo Brasil recebam em seu dia, os cumprimentos e o reconhecimento da Autoridade Marítima Brasileira, por intermédio de seu representante para Marinha Mercante, o Diretor de Portos e Costas. Que os mares tempestuosos que enfrentamos hoje em nosso país, seja fator motivador para que sigam trabalhando com dedicação e pertinácia, pois os portos e os navios não param e nós, integrantes do cluster marítimo nacional, não podemos parar um minuto sequer. Parabens Agentes Marítimos!

Viva o Brasil! "