Dia Marítimo Mundial

A IMO (Organização Marítima Internacional) celebra, em 29 de setembro, o Dia Marítimo Mundial. Criado em 1978 durante a Convenção da Organização Marítima Consultiva Intergovernamental (IMCO),  a celebração desse dia destaca o papel desempenhado pelas indústrias marítimas no comércio internacional e na dinâmica do mercado global.  Este ano o evento trará o tema “Transporte Marítimo: indispensável para o mundo”, que foca no elo entre transporte marítimo e a sociedade global.

A intenção é informar sobre a importância da IMO como organismo e seu papel normativo para o transporte marítimo internacional. Fora isso a entidade ressalta o momento que vivemos de transição para um modelo de desenvolvimento mais sustentável e limpo. A organização ajudou a implementar  medidas que  promovem a segurança marítima e a proteção ao meio ambiente, além de desenvolver outras áreas do setor, tornando-o mais seguro e eficiente.

O comércio marítimo desempenha um papel de extremo destaque na conjuntura econômica mundial, e sem ele a dinâmica de exportação e importação de mercadorias seria outra. Hoje a frota mundial é composta por quase todos os países,  que somam um total de 50.000 navios mercantes e mais de um milhão de trabalhadores.

Vídeo oficial da mensagem enviada pelo Sr. Kitack Lim, Secretário-Geral da IMO, pelo Dia Mundial Marítimo 2016

No Brasil a data foi celebrada pela Marinha, no dia 27, em evento realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha. Contou com a presença de diversos representantes de entidades ligados ao setor, como a Sociedade Amigos da Marinha, de diversas empresas de navegação e de sindicatos ligados à atividade marítima. O SindaRio esteve presente representado pelo Diretor Executivo, Sr. Luiz Antonio Carvalho.

Na ocasião foi realizada a entrega do Distintivo de Comodoro ao Capitão de Longo Curso (CLC) Francisco Moreira Neto, homenageado por seus serviços prestados à Marinha Mercante Brasileira. Além disso, o CLC Cesar Monteiro Gondar passará a ser porta-voz da IMO, após receber o título de Embaixador Marítimo da Organização. O patrono da Marinha Mercante do Brasil, Irineu Evangelista de Souza,  também foi homenageado na cerimônia que contou com a presença de Alunos da Escola Técnica e Estadual de Ensino Fundamental Visconde de Mauá.