Discurso do Almirante Leonardo Puntel

Em complemento à matéria publicada no dia 16 de março de 2017 em nosso site, segue o discurso proferido pelo homenageado no último Almoço da Comunidade Empresarial Marítima e Portuária do Rio de Janeiro, o Exmo. Sr. Almirante-de-Esquadra Leonardo Puntel:

"Inicialmente gostaria de dizer que me sinto muito honrado em estar aqui com os senhores hoje. Gostaria de ter tido a oportunidade de vir antes, mas o ano de 2016 foi bastante atípico para o Comando do 1º Distrito Naval em virtude dos Jogos Rio 2016.

Mas não poderia deixar de estreitar os laços com essa importante instituição que muito contribui para o progresso do Poder Marítimo no Rio de Janeiro. O SindaRio ao congregar, organizar, profissionalizar as empresas do ramo do Agenciamento Marítimo e das Atividades Afins, dando a elas o apoio necessário para uma atuação plena nesse setor, reafirma a importância econômica do mar para nossa sociedade.

Sabemos que o setor do transporte aquaviário e também de turismo, pode crescer ainda muito mais no Estado do Rio de Janeiro e, nesse sentido, a atuação do SindaRio se faz cada vez mais evidente, seja pelo trabalho realizado pelo sindicato, ou seja por pleitear junto às autoridades federais, estaduais e municipais as necessidades do setor, com intuito de dinamizar ações e obter melhorias operacionais.

Cabe ressaltar também a contribuição do Sindicato aos navios que são representados ou operacionalizados pelas empresas associadas nas questões de Segurança do Trabalho e nas Normas da Organização Marítima Internacional. Isso nos afeta diretamente, visto que a Marinha é responsável pela segurança do trafego aquaviário, criando assim, uma ralação de parceria.

Por fim, gostaria de agradecer a todos os senhores(as) por essa deferência que me foi dada e o faço dirigindo-me ao Presidente do SindaRio, o senhor José Carlos Ribeiro Gomes, dizendo ao senhor que a Marinha do Brasil estará sempre pronta a apoiá-los naquilo que nos compete. Muito obrigado!!"