Empresa Norueguesa recebe primeiro porta-automóveis a GNL do Mundo

Foi entregue a empresa norueguesa, United European Car Carriers (UECC), o primeiro navio porta-automóveis (PTCC*, na sigla em inglês) movido a Gás Natural Liquefeito (GNL), este é basicamente gás natural que, depois de purificado, é condensando ao estado líquido por meio da redução da sua temperatura. Esta ação foi realizada através do estaleiro NACKS (joint-venture entre a Kawasaki Heavy Industries e a Cosco), em Nantong, na China.

Previsto para chegar na Europa no fim de Novembro deste ano, o navio será batizado como “Auto Eco”. Trata-se do primeiro dos dois “navios gêmeos” que a UECC encomendou. Ambos PTCC vão ser alocados em serviços na Europa e, também, já estão equipados com motores “dual fuel”, que é a permissão de funcionamento com uso de combustíveis alternativos, no caso a GNL ou óleo combustível pesado e diesel marítimo naval.

Por não emitir óxidos de enxofre ou partículas e muito menos óxidos de azoto e dióxido de carbono na comparação com o óleo combustível pesado e o gasóleo naval, o GNL destes navios cumpre as apertadas normas de emissões de enxofre na Europa. Além disso, os PTCCs têm homologação classe 1A finlandesa/sueca, a qual permite que naveguem todo o ano no região do Mar Báltico.

*Para maiores informações, segundo o Portal Porto Cargo, os navios Roll-On Roll-Off (ou RoRo) possuem esta outra característica de navio, neste caso, o PTCC, que serve exclusivamente e puramente no transporte de veículos automotores, como automóveis, caminhões, tratores, entre outros, não transportando outro tipo de carga.

Por Raphael Bertão

Fontes:

Transportes e Negócios, "UECC recebe primeiro porta-automóveis a GNL do mundo". Publicado em 03 de Outubro de 2016;

Porto Cargo, “Modal Marítimo”. Acessado em 03 de Outubro de 2016.