Parceria entre Governo, Empresas e Academia

FDEPM financia curso profissionalizante preparado por acadêmicos e executivos para profissionais contratados por empresas associadas a uma entidade de classe patronal

Um projeto estruturado por 3 setores da sociedade – a academia, o setor público e o privado. No século XII, a Matriz da Escola de Sagres viabilizou as Grandes Navegações portuguesas para conquistar o novo mundo. Em 2016, o mesmo modelo de parceria foi utilizado pela Autoridade Marítima, SindaRio e IMAPOR para realizar treinamento de qualidade no Shipping.

Pela primeira vez, o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (FDEPM), gerenciado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), concordou em financiar um curso profissionalizante preparado por acadêmicos e executivos para profissionais contratados por empresas associadas a uma entidade de classe patronal.

Este curso é o Analista de Shipping - em sua quarta edição - projeto inovador que busca desenvolver com precisão e objetividade as competências-chave procuradas pelas empresas, conforme indicadas na permanente pesquisa do SindaRio junto às associadas. Também convida profissionais atuantes no mercado para darem as aulas, e lhes oferece treinamento em didática. O resultado é uma experiência única – prática e motivadora ¬– para todos os envolvidos.

Os alunos visitam – alguns, pela primeira vez – estaleiros, terminais portuários e simuladores, recebem convites para eventos exclusivos e ainda integram banco de currículos que atende às mais de 60 empresas associadas ao SindaRio. Buscamos a inovação, de forma simples, utilizando a matriz da Escola de Sagres como modelo.

Para chegar até aqui SindaRio aplicou anualmente, desde 2002, 10% de seu orçamento em educação executiva continuada. Isso significa que as empresas associadas investiram na capacitação de seus colaboradores. Faltava apenas o apoio do poder público para o projeto ganhar escala e expandir.

Em 2016, a DPC completou nossa versão brasileira da Matriz de Sagres e passou a patrocinar bolsas para 25 agentes marítimos no Rio de Janeiro. E o SindaRio pôde patrocinar outras 8.

O sucesso tem sido tanto que em 26 de julho, durante a cerimônia para diplomar formandos e inaugurar a “Turma DPC”, alunos destaque da turma graduada pediram a palavra e fizeram um emocionado discurso para agradecer aos professores e à equipe IMAPOR.

Esses alunos destacaram-se pelo extraordinário desempenho acadêmico e engajamento durante os encontros, e foram premiados com diplomas especiais como um diferencial a mais nos processos seletivos.

Na ocasião da cerimônia, juntamo-nos ao CAlte. Paulo Biasoli (Superintendente do Ensino Profissional Marítimo), CLC Francisco Gondar - que abrilhantou a todos com sua Aula Magna - CLC Durval Menezes da Gama (Diretor do SindaRio e do IMAPOR) e professores do projeto para registrar esse momento, bom presságio de que Autoridade Marítima, professores e empresariado continuarão, em parceria, investindo na capacitação de nossos profissionais para o avanço de competitividade de nossa indústria.

Marianne Lachmann

Presidente do SindaRio