Primeira Reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)

O presidente Michel Temer abriu a primeira reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), um pacote de privatizações e concessões que inclui 25 projetos, todos com previsão para 2017 e 2018, nesta terça-feira (13). Visando o crescimento econômico e, consequentemente, a geração de empregos, este novo programa de concessões e privatizações vai começar no início do próximo ano, com áreas do pré-sal, rodovias, ferrovias, aeroportos, terminais portuários, geração e distribuição de energia fazem parte do pacote. Os editais de concessão só serão lançados depois de passar pelo debate público e obter o aval do Tribunal de Contas da União (TCU).

Assim como em seu pronunciamento, o presidente Michel Temer afirmou que este projeto (Programa Crescer) tem como objetivo "uma abertura extraordinária" da infraestrutura brasileira à iniciativa privada para atrair investidores. No Porto do Rio de Janeiro haverá a concessão do terminal de trigo no segundo trimestre do ano que vem.

Dado que, segundo link da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, a produção de trigo do Brasil é insuficiente para atender ao mercado interno, sendo o país um grande importador principalmente através dos portos. A alternativa ao terminal é o transporte por rodovias, com aumento significativo do custo dos derivados de trigo, e os impactos negativos do aumento do fluxo de caminhões na região portuária do Rio de Janeiro. Assim, propõe a construção de um novo terminal de trigo para atender aos moinhos do estado do Rio de Janeiro que abastecem também Espírito Santo e o sul de Minas Gerais, o que irá gerar melhorias na logística; aumento da capacidade de descarregamento dos navios e de silagem nos moinhos; e geração de novos empregos.

Dado o exposto, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República calcula que o valor a ser investido seja de cerca de R$62,7 milhões por abranger obras e equipamentos, além da criação de 340 empregos diretos e 100 indiretos para a população do Rio de Janeiro.

Por Raphael Bertão

Fontes:

Aviação Civil, "Construção de Novo terminal para movimentação de Trigo no Porto do Rio de Janeiro/RJ". Publicado em 13 de Setembro de 2016;

Época Negócios, "Governo Temer vai iniciar programa de concessões e privatizações no início de 2017". Publicado em 13 de Setembro de 2016;

InfoMoney, "Governo Temer anuncia programa de concessões e privatizações de 25 projetos de infraestrutura". Publicado em 13 de Setembro de 2016.