Reunião com Usuários do Porto do Rio Discute Otimização de Acesso ao Cais

Publicado em 08 de Julho de 2017.

Por CDRJ (http://www.portosrio.gov.br)

"Com objetivo de melhorar o acesso de usuários ao Porto do Rio, o Presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Tarcísio Tomazoni, se reuniu, nesta quinta-feira (06/07), com o Sindicato dos Transportadores Rodoviários, os Arrendatários Libra, Triunfo e Multi, com a Superintendência da Guarda Portuária e a Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro para discutir o desenvolvimento e a implantação de um sistema informatizado de autorização prévia e de acesso aos portões, integrado aos sistemas de controle de tráfego terrestre dos arrendatários. O projeto contará com o apoio dos arrendatários no desenvolvimento de uma plataforma de integração e de geração virtual de documentos de autorização de entrada (controlada pela autoridade portuária) e visa a otimizar a entrada e a saída de veículos no Porto.

O Presidente da CDRJ afirma que a maior reclamação dos órgãos que negociam com a Companhia é a dificuldade de acesso ao Porto, e que o Programa de acesso aos Portões vai ajudar a suprir essa demanda do mercado.  “O intuito é automatizar processos contínuos, melhorar a eficiência, aumentar a segurança e o controle e diminuir os gargalos na logística de chegada, acesso e saída de veículos no Porto do RJ", destaca Tomazoni. Segundo ele, o programa será implantado primeiramente no Porto do Rio e, em seguida, estendido ao Porto de Itaguaí.

André Seixas, presidente da Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro (Usuport-RJ), reivindicou os excessos burocráticos impostos aos transportadores rodoviários e aos usuários de serviços em geral quanto aos acessos aos portos organizados do Rio de Janeiro. Seixas ressaltou que é preciso colocar o Porto do Rio no patamar dos melhores do mundo. “A abertura desses canais trará muitos ganhos para o porto, seus usuários e para a comunidade como um todo.” De acordo com o Presidente da Associação, um protótipo do projeto será apresentado no próximo dia 27."