SINDARIO PARTICIPA DE CERIMÔNIA EM COMEMORAÇÃO AOS 152 ANOS DA BATALHA DO RIACHUELO

O Assistente da Diretoria Executiva do SindaRio, Kim Milward, representou o Presidente José Carlos Ribeiro Gomes, na manhã desta sexta-feira (9), da cerimônia promovida pela  Marinha em comemoração aos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo.

Na ordem do dia do Comandante da Marinha, lida durante a cerimônia, o almirante de esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira ressaltou a atitude dos militares que lutaram na Batalha do Riachuelo. “No dia em que celebramos a Data Magna da Marinha, prestamos uma homenagem àqueles indomáveis marinheiros e soldados embarcados, os quais nos deixaram exemplos de tenacidade e patriotismo. Ao cultivarmos seus grandes feitos, sejamos estimulados a enfrentar as dificuldades do presente com a mesma coragem e determinação. O legado do Almirante Barroso nos ensina que, diante de condições extremamente adversas, não podemos perder a serenidade e a esperança”.

Batalha do Riachuelo

Sob o comando do Almirante Barroso, a Batalha do Riachuelo ocorreu em  11 de junho de 1865 e  foi decisiva para a vitória brasileira na Guerra do Paraguai. Essa foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada. O seu desfecho representa uma das vitórias mais relevantes da História Militar do Brasil. Na época, o Paraguai tentava ter o controle da Bacia do Prata, com o objetivo de passar a ter acesso ao Oceano Atlântico.

(Fonte: Site da CDRJ)