Sistema FIRJAN Considera Retrocesso o Fim da Desoneração da Folha de Pagamentos

Redação: 05/04/2017 - FIRJAN

O Sistema FIRJAN considera um lamentável retrocesso o fim da desoneração da folha de pagamentos, que na prática representa um aumento da carga tributária.

A medida desestimula as empresas exatamente quando o emprego começa a dar os primeiros sinais de retomada após dois anos.

A indústria da transformação será a mais atingida, pois já é penalizada com a maior carga tributária da economia brasileira. Quase a metade de tudo o que produz é direcionado ao pagamento de impostos.

Alguns setores serão seriamente afetados, justamente aqueles que estão entre os maiores empregadores. Os fabricantes de alimentos, equipamentos de transportes e de couros empregam mais de 2,7 milhões de trabalhadores e deverão arcar com 62% do ônus que caberá à indústria.

O Sistema FIRJAN reforça a necessidade de o governo buscar o equilíbrio das contas públicas não por meio de aumentos de impostos, mas sim através de medidas como um amplo programa de venda de ativos públicos.

É preciso valorizar e não penalizar as empresas que ainda sobrevivem à maior recessão da história do País.